11 Situações em que Você (ou sua Empresa) Deveriam Contratar um Programa de Coaching

11 Situações em que Você (ou sua Empresa) Deveriam Contratar um Programa de Coaching

programa de coaching

Quase todos já ouviram falar em programa de coaching, mas nem todo mundo entende como (e nem quando), a metodologia deve ser utilizada.

Por isso, resolvemos indicar 11 situações em que você, ou a sua empresa, deveriam contratar um programa de coaching:

1.Quando é Necessário Assumir Efetivamente a “Cadeira”

É muito comum, especialmente no Brasil, Diretor exercendo papel de Gerente, Gerente exercendo papel de Coordenador e assim por diante.

Isso, além de diminuir a performance do profissional, é um desperdício de recurso. Afinal, o custo de um Diretor é maior do que o de um Gerente, assim como o seu nível de responsabilidade.

Por isso o Programa de Coaching é tão importante: o trabalho é desenvolvido para colocar cada pessoa na sua devida “cadeira.

2.Necessidade de Profissionalizar a Gestão

Ter um time bem profissionalizado tecnicamente não significa que a Gestão é profissionalizada.

Muitas vezes a empresa que era pequena e cresceu, exigindo que os Gestores tenham um patamar de relacionamento e profissionalismo muito maiores do antes. Assim se vê necessário que se desenvolvam visão holística e profissionalismo, através de ferramentas específicas para cada coisa.

3.Quando não existe a possibilidade de Sucessão Interna

Um dos maiores motivos para cargos ficarem vagos é porque o atual Gestor não desenvolveu sucessores.

Esse fator pode atrasar uma promoção, gerar sobrecarga ou, até mesmo, acabar colocando alguém despreparado para assumir a função.

4.Quando os Gestores precisam, efetivamente, desenvolver o papel de Liderança em seus times para que fluam melhor

É normal Gestores terem dificuldades como: falha de comunicação, gerir bem o tempo, time que não consegue se manter integrado etc.

Portanto, neste momento, é a hora do Gestor exercer o papel de Líder, e para isso, precisa se desenvolver e o Programa de Coaching é aplicado exatamente para isso.

5.Problemas de Entregas, em função de Relacionamento com Pares ou Líderes

Dificuldade de comunicação e relacionamento com pares ou líderes é um dos fatores que mais atrapalham a performance de um profissional. Consequentemente, os resultados individuais, coletivos e, por sua vez, da própria empresa também são prejudicados.

6.Necessidade de Sucessão Familiar

Não são apenas fatores jurídicos e financeiros que implicam uma sucessão familiar.

Questões como Plano de Futuro para o Sucedido e Plano de Desenvolvimento para o Sucessor também impactam diretamente a empresa. Dessa forma, se vê necessário um olhar externo para planejar e desenvolver as questões necessárias.

7.Problemas na Gestão de Alto Escalão

Muitas empresas apontam problemas com seus Coordenadores e Supervisores, e as vezes isso deve ser um ponto de atenção!

Quando se olha a situação mais a fundo, fica claro que tudo o que é apontado como problemático nos Supervisores e Coordenadores, na verdade, também existe em seus Gestores e Diretores. 

8.Quando existe uma Promoção para um Cargo de Responsabilidade Maior

Ser promovido de Gerente para Diretor, exigirá do profissional novas posturas e habilidades (especialmente de relacionamento). Ao ser promovido, o nível de responsabilidade do colaborador será bem maior, e então este deve estar extremamente preparado.

10.Acompanhar a Evolução do Gestor responsável pela Estratégia do Negócio

Existem muitas empresas de um Diretor só, especialmente as de pequeno porte.

Então é natural que o profissional acabe ficando “sozinho” com a estratégia do negócio e precise de um suporte. Sendo assim, o Programa de Coaching entra para acampar a evolução do gestor, para que ele não se sinta desamparado.

11.Estagnação da Carreira

Nada pior do que se sentir estagnado(a) profissionalmente, na zona de conforto.

Muitas vezes, isso acontece por falta de novas perspectivas e horizontes que podem ser até por falta de autoconhecimento. Assim, o Programa de Coaching também serve para aqueles que se sentem acomodados, de forma que, buscamos pelo menos trazer reflexão para dentro de cada um quanto à perspectivas de carreira.

O interessante é não acreditar em receitas prontas para arrumar a gestão, e sim encontrar as soluções e estratégias que fazem sentido para você ou para a sua empresa!

Converse conosco, entenda melhor o papel do Programa de Coaching e o que podemos fazer por você:

Saiba mais aqui ou entre em contato:

📧[email protected]
📲(47)99982-0151
☎️(47)3234-0776