7 Dicas Para Facilitar sua Vida Empreendedora

7 Dicas Para Facilitar sua Vida Empreendedora

 

1.Separe o Pessoal e o Profissional

Essa dica se refere a quem trabalha com amigos ou parentes. Ter um relacionamento profissional em ambiente organizacional pode salvar o relacionamento pessoal e garantir a performance profissional. Por exemplo, se na sua empresa você tem um filho seu, pergunte-se: ele receberia o mesmo salário  se fosse um profissional de carreira na mesma função, com as mesmas demandas? Se a resposta for “não“, possivelmente você já está violando a primeira dica.  Ou cônjuges que trabalham juntos e são sócios, por exemplo, mas  tratam as decisões sem profissionalismo. Isso é um perigo para a empresa e para o relacionamento.

2.Seja um Apaixonado ou Precisará ser um Necessitado

      Acredite: é melhor ser um apaixonado!  Esta dica é para que você se mantenha motivado para realizar grandes feitos. Somente apaixonados fazem isso. Sem paixão nem necessidades, normalmente os resultados são medíocres, medianos. A menos que haja uma grande necessidade, uma grande crise para que você tenha a força necessária para grandes desafios.  Isso também tem efeito potencializador, porém não é tão gostoso.

3.Tome Decisões Pelos Motivos Certos

       Cansamos de ver líderes empresários profissionais deixando de perseguir os motivos certos. Então eles desejam a diretoria, por ego e não por entender que podem contribuir com a organização; não por entender a função e sua relevância, nem mesmo sabendo o que significa tal  função dentro da organização. Também vemos gente mantendo pessoas não produtivas nem relevantes em cargos por motivos errados, por amizade, parentesco ou, ainda pior, demitindo gente por preguiça de desenvolver ou por falta de processos claros e bem definidos. Quando isso acontece, as pessoas são substituídas e nada muda. Também vemos gente sendo promovida a liderança não por estarem prontas, não por  terem conquistado a confiança com entregas anteriores de resultados, mas sim por ser um bom operador, analista em sua área.

4.Queira Sair da Operação

       Assim você vai precisar preparar pessoas para serem melhores que você.  Em meus atendimentos, eu vejo muitos executivos e empresários sobrecarregados e exaustos e sem ninguém pronto para substitui-los. Parece que eles têm muita gente incompetente por perto. Pode até ser que ele tenha, mas isso também é uma prova de que ele não desenvolve e nem mede  performance das pessoas. Mostra um excesso de  EU e pouca dedicação ao Outro. Pois desenvolver dá trabalho, porém muito menos do que fazer tudo sozinho sempre.

5.Compre Tempo

         Não me canso de falar disso! Compre  tempo das pessoas, deixar que pessoas que custam menos que você não quer dizer que elas valem menos mas sim que o trabalho delas exige menos responsabilidade, conhecimento habilidade ou experiência, ou tudo isso junto. Deixe que elas façam todo o trabalho que elas podem fazer, aqueles que você não é o único responsável por isso. Quando você faz uma atividade que uma pessoa mais barata poderia fazer, você está colocando seu dinheiro, ou o dinheiro da sua empresa, fora.

6.Prepare sua Empresa para Ser Vendida

      Isso significa que ela é uma empresa redondinha! Não quer dizer que você precisa vende-la, mas sim que você coloca todas as boas práticas em ação. Que gera pouco passivo por fazer as coisas de forma amadora. Profissionalize!

7.Viva Cada Dia Como se Fosse o Último!

      Planeje sua vida como se for viver até os 125 anos! É importante você viver o aqui e agora, viver dias que valham a pena ser vividos, que você coloque a cabeça no travesseiro e sinta uma sensação incrível de estar vivo, mesmo quando não foi o melhor de seus dias. Afinal, dias ruins precisam acontecer até para que você tenha os melhores. Ainda assim, planeje como Roberto Marinho, que tinha planos para 125 anos. Ou seja, se mantenha motivado pela visão de um futuro incrível. Planeje este futuro e persiga seus sonhos de forma motivada.

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