Liderança: 6 dicas para se destacar no mercado!

Liderança: 6 dicas para se destacar no mercado!

A instabilidade econômica continua e em momentos de crise as empresas precisam de, e devem buscar, por gestores bem preparados e boa liderança. Afinal, é em situações de instabilidade que empresas têm a necessidade de focar ainda mais em resultados e manter a equipe motivada.

Mas fica a pergunta: todas as pessoas podem ocupar um cargo de liderança?

A nossa Master Coach, Janaina Manfredini, garante que sim, desde que o desejo seja verdadeiro: “Porém um treinamento adequado e muito trabalho são fundamentais, pois as pessoas possuem perfis diferentes e são motivadas de maneiras distintas”.

Então como desenvolver as habilidades necessárias para ocupar um cargo de liderança? É possível descobrir o líder que existe em você e criar perspectivas positivas para o mercado de trabalho em 2018?

Acompanhe as nossas 6 dicas para ser um líder mais consciente e se destacar no mercado de trabalho:

1. Ouça atentamente

É essencial que o líder esteja atento a todos os pontos de vista de sua equipe para dar os melhores direcionamentos possíveis. Para isso, é preciso bem mais do que simplesmente “escutar”, é preciso ouvir agressivamente.

2. Pratique o feedback

Um verdadeiro líder não espera que o RH envie aquele e-mail lembrando que é hora de sentar com o liderado e fazer o “feedback semestral”. A verdadeira liderança tem esse canal aberto, para ambas as vias, o tempo inteiro.

E não é somente o liderado que dá o feedback. É importantíssimo que o líder receba de sua equipe, se quiser ter resultados ainda melhores.

3. Esteja disposto a aprender

Atenção! Liderar uma equipe não significa que você sabe mais.

Você até pode ter mais experiência e conhecimento em certas áreas, mas no entanto, é importante que você se desenvolva junto com sua equipe e, claro, os incentive para que também busquem desenvolvimento além da empresa. Por que não, ativar a liderança existente na sua equipe também?

4. Tenha uma boa gestão de tempo

A palavra chave é equilíbrio! Ter equilíbrio significa ter vida pessoal e profissional em sincronia e ambas saudáveis.

Mais que isso, é preciso que o líder tenha tempo para gerir, para avaliar e, até mesmo, para esvaziar a cabeça e ter novas ideias que melhorem sua equipe e, consequentemente, os resultados dela.

5. Seja exemplo

Se você almeja uma equipe boa e resultados excelentes, comece por você mesmo!

De nada adianta cobrar da equipe para que, por exemplo, sejam pontuais se você não é pontual;

De nada adianta pedir para que lhe ouçam durante uma reunião, se você não os ouve atentamente.

Portanto, mesmo nas coisas mais básicas, como manter uma mesa arrumada, seja exemplo.

6. Tenha foco no resultado

Um bom líder deixa claro os objetivos, as metas, e os resultados esperados!

É importante inspirar a equipe por meio de um propósito e este propósito deve estar diretamente alinhado com cada objetivo traçado. Quando as metas são claras a todos os membros do grupo, tudo fica mais fácil.

Imagine então, quando uma equipe está tão faminta por resultados quanto seu líder? O sucesso é praticamente uma certeza!

Após entender mais sobre uma liderança de exemplo, você com certeza identificou seus pontos fortes e de melhorias!  Através do treinamento Liderança Transformacional, nós buscamos desenvolver pessoas para se tornarem Líderes capazes de liderar e desenvolver equipes de alta performance!

Nosso treinamento já formou mais de 350 líderes e a edição 16 já está com as inscrições abertas! Saiba mais aqui!

Entre em contato com o nosso time e saiba mais:
Facebook Effecta Coaching
@effectacoaching
Email: [email protected]