Feedbacks: 4 dicas para encarar as críticas construtivas tranquilamente!

Feedbacks: 4 dicas para encarar as críticas construtivas tranquilamente!

É preciso saber escutar os feedbacks, tanto no trabalho como na vida!

Entender como os outros veem você e suas atitudes, sondar se tem colecionado mais críticas ou elogios… Tudo isso é oportunidade para crescer!

A lição que devemos praticar diariamente, é deixar os julgamentos ou interpretações para depois e se concentrar apenas no aqui e agora, ou seja, na mensagem que está sendo dita.

Não que seja fácil, mas é preciso ter distanciamento emocional e reconhecer que essas falas funcionam como as pistas de uma caça ao tesouro, que trarão dicas valiosas para você chegar onde quer.

Quem não consegue introjetar tal ideia e adotar uma posição de ouvir para crescer, transforma o processo em algo doloroso.

Dessa forma, ficam as nossas 4 dicas para receber feedbacks, refletir e transformá-lo em ações positivas:

1. Controle seus pensamentos

Coloque toda a sua atenção no que está sendo falado: contenha o ímpeto de querer interpretar ou julgar no ato cada trecho da conversa, e nem pense em interromper quem fala!

Esse não é um momento para emoções. Faça um esforço para deixá-las em segundo plano e resista à tentação de dramatizar… Para crescer, é preciso ter postura humilde e aberta.

2. Evite impulsos de fuga ou ataque

É fácil nos sentirmos ameaçados quando recebemos críticas, mas apesar de instintivos, os impulsos de fugir ou atacar, não nos trazem nenhum benefício nesse momento.

Ponha isto na cabeça:

Posturas de confronto, como fazer comentários agressivos ou irônicos, podem degringolar a conversa e até prejudicar a relação com o chefe.

Da mesma forma, é importante saber fugir de atitudes passivas demais. Tudo na vida é questão de equilíbrio.

3. Repita a mensagem

Em voz alta, quando seu chefe parar de falar, faça um resumo de tudo o que foi dito. Essa técnica se chama espelhamento e facilita a compreensão, mostrando ao outro que você estava atento.

Também é a chance de esclarecer pontos que tenham sido vagos. Por exemplo, o que quer dizer “comprometimento” para o seu superior?

Dessa forma vocês alinham conceitos e fazem com que os feedbacks rendam ações positivas a serem colocadas em prática!

4. Reflita sobre o que foi dito

O segredo é fazer isso depois, sozinho e com a cabeça fria.

Sem a armadilha das emoções é menor a chance de você transformar o papo em um golpe contra a sua autoestima ou em culpa. Retome os fatos, pense nos exemplos citados e compare com a sua visão.

Lembre-se: quanto mais sincero você for consigo mesmo, melhor! Evoluir é um processo desafiador, mas os resultados compensam.

Feedbacks são sempre questões delicadas!

Tanto dar feedbacks quanto receber-los exigem conhecimento de técnicas e mentalidade positiva e aberta. Nem sempre gestores e líderes são capacitados para isso, então a busca pelo conhecimento é sempre muito importante.

Através do treinamento Liderança Transformacional, nós buscamos desenvolver pessoas para se tornarem Líderes capazes de liderar e desenvolver equipes de alta performance, através de ferramentas como o Feedback!

Nosso treinamento já formou mais de 350 líderes e ainda restam algumas vagas para a 26ª edição. Não perca a chance de se desenvolver e transformar a sua equipe!

Saiba mais aqui!

Entre em contato:

Facebook Effecta Coaching
@effectacoaching
Email: [email protected]