Hoje, muito se fala em desenvolvimento de Lideranças, e além disso, sobre lideranças que inspiram. O papel e a responsabilidade do Líder nos resultados de sua Equipe e, por consequência, da Empresa, também são sempre mencionados, mas afinal:

Quais são os reais desafios que um Líder enfrenta diariamente?

Como lidar com esses desafios, gerando maior produtividade e menos “mimimi”?

Já em ritmo de fim de ano, essa semana resolvemos desenrolar essa discussão, e dar 4 dicas para os líderes de 2019!

1.Mantenha sua equipe engajada: 

Esse é um grande desafio e merece muita atenção dos Líderes!

O engajamento acontece quando o liderado se sente parte do todo. Ou seja quando se sente pertencente, potencializado, reforçado, necessário, assim como quando sente que suas Capacidades e Habilidades estão sendo aproveitadas pela empresa e entende onde a Organização quer chegar e qual o seu papel nesse processo.

Quando o Líder trabalha e reforça na equipe a Missão, Visão, Valores e Objetivos da Empresa e o quanto cada um é parte importante para que os resultados sejam alcançados, consegue aumentar o engajamento de todos!

Além disso, contratações assertivas, metas claras e objetivas, deixam claro para os liderados o que se espera deles e quais suas funções dentro do cargo que ocupam.

Investimento em capacitação também fazem com que as pessoas se sintam úteis e importantes no processo, melhorando o engajamento.

2. Construa um planejamento: 

Ter um planejamento claro, com metas definidas a curto, médio e longo e prazo, e compartilhado com todos aumenta o foco nos resultados.

Não adianta o Líder ter um planejamento muito bem feito se seus liderados não tiverem conhecimento dele, pois quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve!

Não esqueça de ouvir seus liderados, saber a opinião deles sobre o que você está pensando, escutar as novas idéias, escutar as percepções dele sobre a Empresa e sobre as Metas.

Fazendo isso você aumenta nele o senso de pertencimento e de comprometimento com a Meta, já que ele fez parte na construção dela e se co -responsabilizou por alcança-la.

3.Gestão de Tempo e Foco: 

Outro ponto importante é a gestão do tempo, do stress e a manutenção do foco do Liderado no objetivo final da Equipe.

É importante sempre estar atento se os Liderados estão executando suas tarefas por prioridades, e aí vale ressaltar que a prioridade está sempre ligada à faturamento, ao que gera renda.

As pessoas costumam ter dificuldades para eleger prioridades por falta de informação ou até pelo hábito de procrastinar:

Quando o líder engaja as pessoas nos projetos, elas tendem a ter mais foco nos resultados, pois sabem onde querem chegar e o que vão alcançar, e por isso tendem a fazer melhor gestão do seu tempo para terem alta produtividade.

No entanto, se o Líder ao invés de treinar, delegar e acompanhar, começar a dar tarefas picadas e sem objetivos claros, o liderado pode entrar em estresse por sentir-se muito cobrado e entregando menos do que poderia.

Estar focado demanda atitude e motivação, que advém de sabermos exatamente o que esperam de nós. É muito comum nos absorvermos de algo que amamos fazer e não vermos o tempo passar, e sabe porque isso acontece?

Porque queremos tanto ver o resultado disso que não paramos enquanto não chegamos lá!

E esse é o grande desafio do Líder – ajudar o liderado e desenvolver pelo seu trabalho tamanha paixão e comprometimento, a ponto de estar sempre focado nesse propósito e fazer melhor gestão de seu tempo.

4.Visão de Futuro: 

Perguntas que um Líder pode fazer a si mesmo:

  • Estou possibilitando crescimento aos meus liderados?
  • O quanto hoje me dedico para desenvolver essas pessoas?
  • Se hoje eu precisasse me afastar, quem eu poderia indicar para assumir meu lugar? 

Trabalhar a visão de futuro nos liderados não é tarefa simples…

Se o Líder for inspirador, o cara que está sempre em busca de capacitar-se e de ser sua melhor versão diariamente começa a se sentir provocado a ponto de querer saber como ser como esse cara!

O que será que ele fez para chegar lá? Os liderados precisam saber que eles também podem, que existem possibilidades de crescimento e desenvolvimento  e que a Empresa conta com elas.

Bom, fato é que as Lideranças são o coração pulsante de qualquer organização para que seus Objetivos Estratégicos sejam alcançados. Portanto, o líder de 2019 precisa estar capacitado para superar esses desafios de forma tranquila!

Conte conosco para aprimorar a sua liderança e aprender a transmití-la para os seus liderados.

Através do treinamento Liderança Transformacional, nós buscamos desenvolver pessoas para se tornarem Líderes capazes de liderar e desenvolver equipes de alta performance!

Nosso treinamento já formou mais de 350 líderes e ainda restam algumas vagas para a 26ª edição. Não perca a chance de se desenvolver e transformar a sua equipe!

Saiba mais aqui!

Facebook Effecta Coaching
@effectacoaching
[email protected]