DC Logistics Brasil: Um cliente, dois treinamentos e muito aprendizado

DC Logistics Brasil: Um cliente, dois treinamentos e muito aprendizado

    Nossa parceria com a DC Logistics Brasil começou com um Processo de Coaching bem-sucedido, o que levou a Diretoria a nos procurar para um treinamento anual promovido para toda a equipe de gestores, composta por aproximadamente 30 pessoas. Nos reunimos com o cliente a fim de alinhar as expectativas, necessidades e ainda verificar como a Effecta poderia solucionar os desafios. Depois dessa conversa, a Gestora de Talentos da Companhia aceitou nosso convite e participou de um de nossos treinamentos abertos. Afinal é de extrema importância para nós que a empresa conheça o nosso trabalho. Depois, juntos, conseguimos customizar o trabalho para eles.

    Foram projetados dois encontros para treinamentos comportamentais baseados na cultura de Coaching, com duração de dois dias cada. O primeiro foi realizado em março, tendo como foco o autoconhecimento, conhecimento da equipe e liderança. Muitas foram as ferramentas aplicadas, como gestão de tempo, perfis comportamentais, comunicação e feedback, por exemplo. Depois que conseguem aplicar e gerar resultados em si mesmos, os gestores estão aptos a aplicar todas as ferramentas com seus times.

    Ao final do primeiro encontro foi construído um Contrato de Excelência com sugestões de todo o grupo, que foram analisadas por todos. Aquelas que eram aceitas por unanimidade foram escritas em um contrato que também foi assinado por toda a equipe. Naquele momento eles assumiram um compromisso pessoal com as ações que o próprio time definiu. São elas:

contrato de excelência
Imagem do Contrato de Excelência, que está impresso e plastificado em várias cópias. Cada Gestor porta uma.

Durante os quatro meses que intercalaram o primeiro e o segundo encontro, a Effecta acompanhou semanalmente os feedbacks dos gestores sobre as ações que estavam colocando em prática. Nós estávamos sempre à disposição para aqueles que solicitavam orientações ou esclarecimentos. Essas ações compreendiam desde a comunicação com o time (aquele tão postergado feedback com um colaborador)  até as partes técnicas, inerentes ao próprio negócio.

Depois de três meses aplicando as Ações Poderosas Assumidas, eles nos contaram quais foram as mudanças que perceberam na prática.  Leia os relatos de alguns gestores:

 

“Mudança de postura minha e um maior espírito de união entre os escritórios espalhados pelo país.” 

“Acredito que eliminei pensamentos e ações “negativas” ou “pessimistas. Maior motivação e alegria na hora de executar a gestão.” 

“Estou mais segura em relação as minhas ações.” 

“Na forma de delegar: muitos assuntos chegando e eu ficava com receio em repassar e acabava fazendo, mesmo não sendo de minha responsabilidade.”

    Com esse retorno foi possível montar o último encontro com bastante assertividade. Ao final desse segundo encontro foi construído, com sugestões de todos e com tudo que foi unanimemente concordado, um código de conduta.

Código de Conduta
Imagem do Código de Conduta, que está impresso e plastificado em várias cópias. Cada Gestor porta uma.

    Nesse momento, três semanas depois, estamos no início do período de acompanhamento. E mais tarde contaremos para você sobre as novas mudanças provocadas por aqueles gestores que aqui foram semeados. No local de trabalho eles foram estimulados a construir essa cultura de coaching, de responsabilidade pelos próprios resultados, de jogar peteca entre os times, fazendo com que a peteca chegue ao outro da melhor maneira possível.

Gestores DC Logistics Brasil
Imagem da segunda parte do treinamento, logo após a entrega das Petecas.

    Ou seja, cada equipe precisa estar ciente da responsabilidade que tem de contribuir e facilitar o trabalho do outro, colaborando e atingindo as próprias metas, para que o objetivo maior da organização seja alcançado com alta performance.

    Vale lembrar que trabalhamos em melhorar a performance dos times e dos profissionais. A nossa missão é fazer com que entreguem mais e melhor com menos esforço, para que se sintam realizados com sua entrega e com a entrega do time. O sucesso da organização vem do sucesso de cada um em sua função, tudo isso para atingir a nossa missão: alcançar resultados extraordinários às organizações, através das pessoas felizes e comprometidas.

    Por fim, nossa satisfação não está somente em cumprir nossa missão, mas em ver a DC Logistics Brasil com seu time de Gestores devidamente alinhado, comprometido, empenhado com a equipe e consequentemente, com os resultados da organização. Mais do que isso, atestamos, mais uma vez, que é possível sim, um time de 30 gestores de localidades, culturas e sonhos distintos, tornar-se uma grande família que compreende que o sucesso da organização é também o seu próprio sucesso.

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