8 Dicas de Feedback para Líderes de Alto Desempenho

8 Dicas de Feedback para Líderes de Alto Desempenho

Feedback

A maior evidência de que fizemos um bom trabalho, é quando o nosso cliente coloca em prática. Mais que isso, quando ele passa do estágio de um aprendiz para o de um disseminador. E foi isso que aconteceu com a Kalen Miho, Coordenadora Operacional da Importação Marítima na DC Logistics Brasil. A Kalen, juntamente com a DC Logistics Brasil, já participou de alguns programas aqui da Effecta: Liderança Transformacional, Gestores Extraordinários e o Strat Journey.

Atualmente, a Kalen lidera um time de mais de 20 pessoas, que, juntos, são os responsáveis por toda a parte de Importação Marítima da DC Logistics Brasil. E por entender a importância e a essência das pessoas para o sucesso dessa mega operação, a Kalen hoje é um exemplo de liderança. Um dos temas que, seguramente, ela domina é o Feedback. E usa isso como ferramenta de desenvolvimento de seu time. Abaixo você confere 8 dicas que a Kalen reuniu sobre o tema!

1.Como você, gestor(a), está se organizando em relação aos feedbacks?

Você precisa montar um planejamento para manter os feedbacks ativos. Ou seja, eu, por exemplo, como tenho uma equipe grande, me programado a cada 2 meses para tirar 15 min de conversa com cada um individualmente. (Mas procuro conversar com todos os liderados todo dia, nem que seja para dizer Oi). Se a sua equipe é menor, você terá chances de fazer isso com mais frequência talvez. O importante é ter isso mapeado dentro da sua rotina de gestão. Lembre-se que quanto mais você praticar o feedback, mais você vai desenvolver-se para isso e também mais você vai conhecer o seu liderado e como motivá-lo pro resultado esperado.

Com os supervisores que são os caras que promovem o desenvolvimento da equipe comigo, eu faço uma conversa semanal. Porque essas pessoas eu preciso estar constantemente em contato para entender como está o desenvolvimento do time e juntos podermos pensar em soluções.

2. Lembre-se de dar o feedback do dia a dia logo em seguida ao fato ocorrido, porque depois cai no esquecimento:

Claro que é importante saber medir se o feedback deve ou não ser dado naquele momento, para isso você precisa entender como cada liderado seu reage aos feedbacks.

3. O Feedback não é uma opinião:

Ele deve ser baseado em fatos, números e informação. Ou seja, prepare-se antes de dar o feedback. Por exemplo, se o liderado possui baixa produtividade, você precisa mostrar isso para ele com números, fatos etc. Por isso a preparação é importante!

4. Faça muito uso do feedback burger na sua comunicação:  

Para mim, o modelo que melhor funciona é o Feedback Burger. Abaixo uma imagem:

Feedback

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Deixe claro a intenção do feedback e mais claras ainda, as ações que precisam ser tomadas!

Não adianta trazer várias oportunidades de melhoria e não aconselhar quais ações devem ser tomadas a partir de agora. Deixe claro para o liderado o que você espera dele.

6. O feedback não deve ser só para oportunidades de melhoria, mas para elogios também!

Assim que você perceber qualquer melhoria, elogie de imediato… é muito importante elogiar quando a ação instruída foi feita.

Com isso, automaticamente o liderado irá entender que foi feito o correto e também vai se sentir mais motivado a continuar fazendo isso.

7. Seja transparente e firme nas colocações necessárias. 

8. Você como gestor também precisa estar preparado e aceitar verdadeiramente os feedbacks dos seus liderados: 

Para que eles se sintam à vontade para você dar o feedback para eles, você também precisa aceitar os feedbacks deles sobre a sua performance. Estimule que eles falem o que você precisa melhorar (você só sairá ganhando com isso). (Na IM peço feedback com frequência sobre o meu trabalho aos liderados)

Lembrem-se: “100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende as pessoas, então você não entende o negócio” – Simon Sinek

Kalen Miho Yoshitake

Operations Coordinator (Ocean Import)

DC Logistics Brasil

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Que o Feedback é uma das técnicas mais necessárias quando se fala de trabalho em equipe você já entendeu…

Agora, o que talvez você não saiba, é que essa técnica tem sido o grande desafio dos líderes atuais, e a Kalen e outros gestores da DC Logistics Brasil passaram por um grande processo de evolução com a Effecta para alinhar alguns pontos.

Em parte desse processo, a Cultura de Feedback foi amplamente discutida e ensinada, a fim de que os gestores pudessem aplicá-la dentro da empresa com os seus liderados, em busca de resultados cada vez melhores e maiores.

Quer trazer isso para dentro da sua empresa também?
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