O que é reconhecimento para você?

Você sente que não está sendo reconhecido no trabalho? Do que realmente você sente falta? Falta você saber se está indo bem? Falta receber elogios? Um aumento salarial? Promoção (cargo)? Falta comemorarem pequenas conquistas? Desafios? Talvez, falta confiarem em você?

Vale lembrar que cada empresa tem um (ou mais) jeito de fazer isso. E cada líder também tem um jeito! Assim como cada ser humano também tem maneiras diferentes de se sentir reconhecido. Há também aqueles que, por não sentirem merecimento, mesmo se forem reconhecidos, não entenderiam assim. E existem líderes e empresas que realmente não sabem fazer isso. Ou não tem por hábito fazer…

 

Já vi gente ser elogiada e achar que estavam querendo alguma coisa isso. Sabe aquela pessoa que fica pensando “Hum, o que ele quer com isso?”. Também já vi gente reclamar de receber novos desafios… Eu, particularmente, acho essa uma ótima oportunidade para você entender o reconhecimento e, mais que isso, negociar promoção e até aumento salarial. Já vi também quem reclamasse de não receber aumento salarial e, quando eu perguntei – “Mas quando você pediu? Quanto pediu? O que você está fazendo a mais ou de diferente que o salário foi acordado? Você fez alguma proposta, por exemplo, de assumir alguma atividade, ou desenvolver algum projeto, assumir a frente de um desafio?”- a resposta foi “não” para todas as perguntas. Quando perguntei o porquê acreditava que merecia aumento, respondeu que era por necessidades pessoais como “casamento, trocar de carro ou família vai aumento”.

Claro que estes não são os motivos para você ganhar aumento de salário ou promoção! Imagina se todo mundo que tiver mudanças na vida pessoal receber aumento salaria? Algumas empresas, as menores mesmo, não sobreviriam e quebrariam, o que deixaria todo mundo sem salário por causa de uma política salarial totalmente equivocada. Também o fato de você não faltar ao trabalho, não se atrasar, fazer as atividades pelas quais foi contratado, não é motivo para reconhecimento.

 

Vale lembrar:

O único motivo pra você ser reconhecido, de alguma forma, é você fazer algo além do esperado para agora!

Fora isso o reconhecimento merecido é: você está indo MUITO bem! Ou você já viu alguém receber um prêmio fazendo básico?

 

Mas então, o que fazer se eu não me sinto reconhecido?

 

  • Avalie se você não está sendo reconhecido mesmo ou se apenas não percebe quando o reconhecimento não vem da maneira que você espera!
  • Peça. Pergunte! Você pode perguntar como está seu trabalho! Pergunte o que precisa fazer para receber um aumento, entenda como seria possível uma promoção. Anote as respostas, entenda como alcançar o reconhecimento que deseja! Planeje, faça que planejou e colha o que plantar!
  • Estimule a cultura de feedback, clarifique e desenvolve a performance de todos!

 

P.S.: você também tem gente perto de você esperando por reconhecimento!