Tantas quantas sua curiosidade, humildade e coragem permitirem!

Curiosidade que te permita aprender e experimentar coisas novas! Humildade para saber que sempre haverá muito a aprender, não, você̂ não sabe tudo! Coragem para realmente mudar! Não mudar por mudar, mas por evoluir!

Até o hambúrguer evoluiu! Nem a forma de fazer ou de apresentar são as mesmas. Ainda vemos quem faz exatamente como há 40 anos e vemos o sucesso da gurmetização do hambúrguer!

Vamos mudar de carreira, dentro da mesma carreira. Vamos mudar de carreira com derivações da carreira. Vamos mudar de carreira provisoriamente, por necessidade! Ou simplesmente mudar completamente de carreira! Até porque estaremos ativos, e viveremos mais do que as gerações anteriores!

Desde o médico que passa a ser empresário, o executivo que passa a ser professor em um tempo extra, o técnico que vira gestor, ou o cara que passa um período como motorista de aplicativo até se recolocar, ou se permanece como profissão, pois se encantou com essa atividade! O empresário de pequeno porte que aprende a tocar o negócio que ele mesmo construiu, mas que evoluiu como seu desejo, porém muito além de suas habilidades iniciais de gestão! Esse, na verdade é um movimento natural, nossa evolução é natural!

Mudanças de carreira dentro da mesma carreira ou em carreiras totalmente diferentes são naturais. Não quero prometer aqui que sejam fáceis, indolores, ou que você vai se sentir seguro. Mas até quando seu corpo cresceu, no estirão da adolescência, houveram dores, por que razão não haveriam na nossa evolução profissional?

A questão é:

Mudar porque você evoluiu ou porque seu trabalho evoluiu e você não acompanhou? Mudar por ter descoberto coisas novas? Ou por ter ficado atrasado demais?

O segredo hoje é estar aprendendo. Aprendendo coisas novas, maneiras novas de fazermos o que fazíamos, aprender por curiosidade. Para praticarmos o aprender! O tempo em que aquilo que você aprendeu até hoje te serve para toda a vida já passou há décadas!Ainda temos gente assim, claro, mas não são as pessoas que evoluem na carreira. Esses são aqueles que permanecem estagnados…

Aprender para aprender a aprender, para você estar pronto para o novo, novo que ainda nem sabemos bem o quê!

Nunca tivemos tanta facilidade para aprender, de tantas formas, jeitos. Hoje podemos aprender em qualquer lugar! Do jeito acadêmico formal e de jeitos muito informais. Um curioso humilde aprende o dia inteiro hoje, pois nos deparamos com coisas novas o dia todo, o tempo todo.

Vale lembrar:

Cada um fará sua trajetória, sua evolução. Não existem fórmulas, nem certo ou errado, cada um fazer do seu jeito aquilo que desejar, sonhar e se dedicar!

Se você olhar para seu dia a dia e se sentir orgulhoso(a), você está no caminho certo.

Desejo a todos a evolução profissional!