Você também confunde esforço com competência? 

Ao longo dos anos que tenho trabalho com organizações, vejo uma certa confusão quanto aos conceitos de Esforço e Competência. Vejo Gestores aplaudindo profissionais pelo esforço que dedicam no seu trabalho, promovendo aquele que faz mais horas extras. Sabe aquele cara que trabalha mais que todo mundo, que faz hora extra, ou chega mais cedo que todo mundo? Aquele que está sempre cheio de tarefas, quase nunca rem tempo para as pessoas (nem pares, nem liderados, às vezes, nem para o líder)? Ele trabalha muito! Pois é… neste cenário, quando aplaudimos, deveríamos nos perguntar o que há de errado. Talvez, alguns destes pontos:

  • A demanda dele está demasiada e ele não sabe pedir ajuda. Às vezes, ele é aquele que diz “Deixa comigo” e acaba se sobrecarregando, atrasa entregas, mas é esforçado.
  • Ele é desorganizado, tem dificuldade com gestão de tempo e prioridades.
  • Ele não está totalmente preparado para as responsabilidades que assumiu. E, por não estar preparado, acaba fazendo os caminhos mais longos, as coisas acabam exigindo mais esforço.
  • O líder dele não está ajustando demandas do time ou é controlador mesmo. Neste caso, acaba não desenvolvendo um time maduro e autônomo, pois tem dificuldade de confiar que alguém faça tão bem quanto ele.
  • É novo na função. Ou é líder de uma equipe imatura e nova na função.

Ou seja, se tem alguém se esforçando muito no seu time, agradeça! E avalie o que você pode fazer para  que a demanda esteja melhor adequada a ele. Ele precisa de mais capacitação, treinamento, mentoria, acompanhamento? É comum que o trabalho exija mais esforço quando estamos aprendendo, nos adaptando. Fora isso, deveria fluir!

Quanto mais você:

  • Se  prepara e melhora seus conhecimentos
  • Gerencia seu tempo
  • Gerencia prioridades
  • Desenvolve as pessoas à sua volta,
  • Delega e Acompanha seu time
  • Gera autonomia,

 

Menos esforço é necessário. Esforço seu e das pessoas à sua volta!

 

Saiba que mercado não paga esforço!

Ou você consegue dizer para seu cliente “o meu produto custa mais caro pois nós nos esforçamos mais”? Mercado dá valor para o que você entrega, para o que você oferece e não para o esforço que você faz.

 

Quanto mais competência, menos esforço!

Lembre-se: se está difícil tem jeito mais fácil. E, provavelmente, já compartilharam na Internet!