Como as Soft Skills podem ajudar no seu Crescimento Profissional?

Como as Soft Skills podem ajudar no seu Crescimento Profissional?

soft skills

Depois que grandes empresas de tecnologia como Apple e Google divulgaram vagas que não exigem mais formação acadêmica, esse tema entrou em pauta entre os profissionais e empresários.

Se não é mais necessário entregar o famoso currículo padrão, surge a dúvida: o que o mercado exige então?

Para quem está começando uma carreira – e até mesmo quem já está empregado, mas busca promoções ou recolocações, o ideal é investir em outras qualificações para si mesmo.

O que chama a atenção do mercado no momento são as combinações de habilidades particulares, chamadas de Soft Skills. Saiba mais sobre elas e descubra como elas podem ajudar no seu crescimento profissional.

O que são Soft Skills?

O termo, como o próprio nome indica, se refere às aptidões mentais, emocionais e sociais de uma pessoa, desenvolvidas após experiências ou resultado da cultura, da criação, da educação que cada pessoa recebe na vida. Ou seja, o Soft Skills valorizam as capacidades que vão além dos conhecimentos técnicos.

Competências como coragem, liderança, tomada de decisão, comunicação e relacionamento interpessoal vêm sendo tão importantes quanto um diploma e vários cursos técnicos no currículo. Elencamos algumas para você. Confira!

  1. Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é uma atitude positiva para qualquer aspecto da vida. No campo profissional, o autoconhecimento é essencial para desenvolver capacidades como segurança, equilíbrio, relacionamento interpessoal, entre outros. Ao se conhecer melhor, a pessoa percebe seus pontos positivos e de melhoria para aplicar ao trabalho.

  1. Pontos de melhoria

São as competências e habilidades que não são naturais da pessoa. Ou seja, alguém que não é naturalmente comunicativo, mas precisa desenvolver esse traço para conseguir mais resultados no ambiente profissional, pode começar a trabalhar métodos que melhorem sua comunicação. Para identificar os pontos de melhoria, é importante aplicar o autoconhecimento.

  1. Trabalhe uma soft skill por vez

Você trabalhou seu autoconhecimento, descobriu pontos fortes e de melhoria, e agora quer desenvolver algumas Soft Skills. Não se engane! Afinal, nem todo mundo é seguro, comunicativo e criativo o tempo todo. Comece investindo em alguns traços e trabalhando de pouco a pouco. Com foco e dedicação logo você conseguirá desenvolver suas qualificações.

  1. As soft skills e o currículo

As Soft Skills são habilidades abstratas e, por isso, não convém colocar no currículo como tópicos em “Habilidades”. Nesse caso, o ideal é adicionar estas habilidades em algum dado ou conquista. Por exemplo, se você quer colocar para uma empresa de TI que é um bom líder, descreva o porquê: “Em 2017 liderei uma equipe de Tecnologia e juntos conquistamos…”.

  1. Entrevista de emprego

Em uma entrevista, você vai receber perguntas como: “Fale uma vez que você teve que lidar com alguém complicado no trabalho” ou “Quais foram suas maiores realizações profissionais”. É nesse momento que você pode identificar suas Soft Skills, com dados e conquistas. Conhecer suas soft skills pode ajudar – e muito – qualquer pessoa a conquistar um crescimento profissional e até mesmo pessoal.

  1. Alie o Coaching ao seu desenvolvimento

É possível obter melhores resultados pessoais e profissionais por meio do aumento do autoconhecimento e da mudança comportamental. Para desenvolver esses passos: investir no Coaching Individual pode ser um importante aliado, uma vez que ele incentiva você a reconhecer seus sonhos, seu potencial e alcançar seus objetivos.

E você, já sabe quais são sua soft skills e como utilizá-las em favor do seu crescimento enquanto profissional? Pense nisso!