Autoconhecimento Pessoal e Profissional

Autoconhecimento Pessoal e Profissional

      “Vida pessoal e profissional não se misturam.” Mito! O equilíbrio de uma vida envolve vários campos, incluindo o profissional e o pessoal. O que posso afirmar, diante do que vi e contribui, é que vida pessoal e profissional estão conectadas e, se bem equilibradas, uma ajuda a outra. Sonhos, metas, objetivos muitas vezes são deixados de lado, ou até mesmo esquecidos, em função desse desequilíbrio. E todos nós, em algum momento de nossas vidas, passamos por isso. Esquecemos de nossos sonhos, de nossos objetivos. O importante é encontrar o caminho de volta e reter os aprendizados.

    Hoje, eu vou contar a história da Tânia. Essa história linda de uma profissional que se permitiu reencontrar consigo mesma; redescobrir-se e, assim, conseguir enxergar seu propósito. A partir disso, obteve força para gerar as mudanças necessárias em sua vida pessoa, profissional e, consequentemente, na sua empresa.

O que tu levas do processo para o resto da sua vida?

        O que faz mais diferença pra mim é que agora estou vivendo com um propósito claro de vida. E isso me dá motivação para todo o resto. A minha vida não está mais vazia. Antes, quando eu estava em casa, eu procurava preencher o tempo, com livros ou algo assim. Quando você sai em busca de algo, parece que o Universo vai te complementando. Uma coisa puxa outra. E isso está me deixando muito mais tranquila e calma. E quando há alguma coisa que me chateia, eu lembro de fazer a declaração do perdão e me desconectar do que não me faz bem. E acredito que estou muito mais fortalecida. Descobri um novo caminho.

Quando você chegou aqui, ficou evidente que seus objetivos tinham muito a ver com a sua empresa. As mudanças que você fez em si tiveram impacto na sua empresa?

      Quando cheguei aqui, percebi minha empresa como um emaranhado de nós, o qual eu não sabia com desatar. Não conseguia achar nem a ponta! E com o passar do tempo, eu consegui olhar de fora para dentro e, assim, enxergar como realmente estava a minha empresa. Então, acredito que ainda tenho muitos nós a serem desatados. A diferença é que agora eu sei por onde começar, tenho clareza disso e força para isso. Passei a ser mais clara e objetiva, enquanto antes eu me enrolava nas coisas, talvez por estar muito à mercê dos outros. Outro ponto foi o meu relacionamento com meu filho e sócio, o que acabou fortalecendo ele e a mim.

Como tu enxergas, agora, o futuro da tua empresa, da MKR?

     Foco! Tenho uma direção. Aprendi a planejar, organizar, coordenar e controlar. E isso acabei levando para todos os setores. Claro que tive de fazer algumas mudanças. Mudanças de pessoas e de processos, o que fortaleceu ainda mais a empresa e me deixou muito mais tranquila e confiante. Eu não me sentia no direito de estar cobrando resultado, porque eu acreditava que eu não dava as condições corretas para eles. E agora entendo que cada um é parte do todo e cada um tem seu papel claramente definido. Inclusive o meu. Então, agora tenho mais segurança de cobra-los por resultados, inclusive porque agora eu estou fazendo corretamente. Além disso, aprendi a desapegar de algumas coisas e a ter um olhar mais objetivo e estratégico. Então, por exemplo, se eu precisar substituir alguém que está há 3, 4 anos, eu o farei. E farei com tranquilidade, pelos motivos certos e porque sei que tenho de alcançar meus objetivos e os objetivos da MKR. Minha empresa não vai mais se arrastar.

Tu sentes que o profissionalismo melhorou?

      Sim, com certeza. Minha empresa era muito… caseira. (risos). Agora estou profissionalizando pessoas e processos. Sei o que e como tenho que fazer. Além de saber que não estou mais sozinha e que tenho o apoio de pessoas, inclusive o teu. 

      E, Jana, uma coisa maravilhosa: eu voltei a sonhar! Eu não sabia mais o que era isso.

E Tânia ainda complementou dizendo:

     Iniciei o processo com condições financeiras bem diferentes das que eu tenho hoje. Quando conversei com a Effecta, achei o valor de investimento muito alto. Só que me disseram que quando eu finalizasse o processo o valor inicial seria irrisório perto do que eu ganharia a mais. Acreditei, dei o meu melhor e hoje tenho o dobro desse valor aplicado na minha conta chamada de “Liberdade Financeira” – com diz T.Harv Eker – que falamos durante o processo. O primeiro passo está dado! 

Se for para definir em letras de músicas, meu antes e depois da Effecta, seria:

ANTES : Deixa a vida me levar, vida leva eu…

DEPOIS : Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. 

Entendi a frase “Se você não tem um caminho definido, qualquer caminho serve.” Depois da Effecta, sei exatamente qual o caminho que vou seguir.

     Não existem palavras que eu possa usar para descrever minha gratidão à Tânia. Não somente pela confiança na Effecta, em mim e no processo como um todo. Mas especialmente, por ter se permitido a enxergar, entender e a mudar. Mulher forte e de fibra que terá sempre a minha admiração e gratidão.

     Se, por acaso, um dia eu esquecer meu propósito de vida, serão histórias como essa o suficiente para me lembrar o porquê de eu fazer o que faço. Viva o propósito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.